- Área: 560 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Mauricio Fuertes
-
Fabricantes: Bulthaup, Cortizo, Inels, Klaffs, d+b
Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste projeto, as características do lote, localizado em um tecido urbano residencial consolidado, desempenham um papel central. Na busca por privacidade e vistas para o mar, o volume inicial compacto foi dividido em duas partes para criar um pátio interno. Uma complexa série de transparências, reflexos e grandes vistas pelo pátio fortalecem a contínua presença de espaços infinitos. Em um terreno inserido num tecido residencial consolidado, com uma ligeira inclinação na orientação descendente N-S, uma casa de dois andares (mais um porão) foi proposta.
A estreiteza do lote, a presença de casas próximas vizinhas, juntamente com a orientação e os pontos de vista, condicionaram a estratégia a ser seguida. A casa, um volume compacto coberto de pedra, é gerada em torno de um pátio, que é fechado nas laterais para os vizinhos, mas que no piso térreo permite uma continuidade do espaço na direção NS, enfatizada pelo uso de pavimentação de pedra natural, tanto dentro como fora. Desta forma, cozinha, sala de jantar e sala de estar se tornam um espaço contínuo.
O pátio é escalonado, permitindo um ótimo isolamento, ao mesmo tempo que protege o interior da residência. Como continuação, a piscina e um terraço que culmina em uma área de refeições externa. Os dormitórios estão distribuídos no primeiro pavimento. O pátio, além disso, permite que este pavimento desfrute da luz, e protege do sol. Do primeiro pavimento se acessa um solário a partir do qual é possível ter vistas ao mar. Um pequeno pátio jardim dentro do pátio principal permite que a luz chegue ao subsolo, ao mesmo tempo que uma oliveira sobre o pátio é mantida.